domingo, 29 de novembro de 2009

reinos e filos

Existe cinco classificações diferentes, os animais, fungos, plantas, protistas e moneras. Essa classificação foi proposta pelo cientista norte-americano Robert Wittaker em 1969 (1920-1980), agora vamos ver quais são as caracteristicas e ordem de cada grupo.
O REINO ANIMALIA
O reino animalia ou também chamado de metazoa engloba a maior parte dos seres vivos, são seres multicelulares e a maioria tem a capacidade de se mover, eles são divididos em dois grupos, os invertebrados que não possui coluna vertebral e os vertebrados que possuem coluna vertebral, os invertebrados são compostos pelos: porífero, cnindarios, platelmintos, nematelmintos, moluscos, anelídeos, artrópodes, e os equinidermos, e os vertebrados:peixes, anfíbios, répteis, aves e os mamíferos, que é o caso de nos humanos. O primeiro animal a surgir na terra foi a esponjas e os estromatolitos, eles reinaram a terra por mais tempo que os dinossauros, eles possuíam um corpo simples e viviam fixos no substrato, depois apareceram cnindarios e os platelmintos e assim por diante.

O REINO PLANTAE
Os seus integrantes são todos seres multicelulares e a sua maior parte autotrófico, eles fazem fotossintese, mesmo as plantas carnívoras fazem fotossintese, é também denominada de metaphyta e agrupa cerca de trezentas mil espécies diferentes de plantas, eles são divididos em dois grupos: os criptogamas são compostos por três grupos, as talofitas que são as algas, brioftas que são os musgos e as pteridofitas que são representadas pelas samambaias. E as fanerogamas são as gminospermas representadas pelos pinheiros e as angiospermas as mais comuns são representadas por árvores frutíferas e pelas roseiras, as primeiras plantas a surgir foram as algas.

O REINO FUNGI

O reino fungi abriga milhares de espécies, eles são seres decompositores e tem uma grande importância na natureza, os fungos também podem ser classificados em dois grandes grupos os saprófitas e os parasitas, os saprofitas se alimentam basicamente de matéria orgânica animal ou vegetal, e os parasitas ficam dentro de um animal retirando o seu alimento, no reino fungi compõe também o maior ser vivo da terra: o fungo armillaria ostoyae que possui seis, cinco quilómetros quadrados, possui centenas de anos e toneladas.

O reino moneras

Eles incluem bactérias, seres unicelulares que apresentam uma organização mais simples, obtém energia a partir de um material orgânico ou então inorgânico, ou até mesmo de energia solar, são compostos por apenas uma célula.


O REINO PROTISTA
O reino protista são orgaos unicelulares, ou seja, organismos compostos por apenas uma célula, são algas microscopicas e protozoários, a maioria habita ambientes aquáticos e umidos, eles coletam energia solar, como as plantas, outros protistas adquirem energia por meio por meio da ingestão e de alimento, são todos praticamente microscopicos
Postado e escrito por:Henri São Paulo

Um comentário:

MiKa disse...

Muito bom seu blog, pelo que eu vi ele começou agora mesmo, então vou te dar unstoques legais para ele ficar show, vai em layout adicionar gadget e adicione marcadores, para que seus leitores posam localizar seus post pelas categorias que voce designou a elas, como exemplo: (Reinos e filos) que éo marcador desde post, outra coisa é colocar uma seçao e parceria o que traz muitas visitas, crie um banner no formato 120x60 e coloque ele ai e começe a propor parcerias em outros blogs, e mais uma coisa e colocar uma C-box que é muito importante para deixar recados inclusive de parcerias. e é isso boa sorte, obrigado pela visita, e tambem visite meus outros blogs.

http://peixesbrasil.blogspot.com/

http://zoovirtualbr.blogspot.com/

e continue visitando o:

http://biologiaaoextremo.blogspot.com/

assim que voce fizer um banner eu faço parceria contigo.
abraços.

postagens mais lidas

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails