sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

os dez locais menos explorados do mundo

10-A floresta amazónica é a maior floresta tropical do mundo, ocupa a maior parte no Brasil, possui uma imensa variedade de animais e plantas ameaçadas de extinção, a muito a ser explorado nessa floresta, o cientista Henry Bates (1825-92) foi um dos primeiros europeus a investigar a vida na floresta amazónica. Descobriu uma enorme quantidade de animais e plantas importantes para a ciência nos dias de hoje.
9- Este é o local onde só os mais corajosos e aventureiros desafiam a ir. O Himalaia, é uma cordilheira que se encontra na Ásia no Tibete, é a maior cordilheira do mundo, onde se encontra a maior montanha do mundo: o Evereste. o Evereste tem oito quilómetros de altura e ainda esta em elevação, conhecida pelos tibetanos como"a montanha que nenhuma ave consegue sobrevoar" mas é errado pois todo ano grous pequenos conseguem sobrevoar, mesmo assim por pouco tempo, o Himalaia nunca foi explorada totalmente.
8- Os oceanos abertos são oceanos profundos que até parece não ter fim! são lugares quase desprovidos de vida, pois não tem o krill, a fonte de alimento para muitos animais no mar, principalmente para a baleia azul, todos os anos baleias jubartes vão a esse local para atrair um parceiro, acasalar, e ter seus filhos. Nesses locais vivem golfinhos, tubarões, arraias, dugongos(parentes do peixe boi) tartarugas marinhas e outros animais.
7- As cavernas alagadas são um dos locais menos explorados do planeta por ser perigosas e mortais, essas cavernas tem fendas perigosas em que nadadores que tentam passar por lá podem ficar presos nessas fendas e acabar danificando um equipamento vital, existe algumas dessas cavernas que ficam próximas do mar e a água salgada se mistura com a doce fazendo "pegadinhas" ao mergulhador, confundindo.

6-o Polo norte fica ao norte do planeta, é um continente formado apenas de gelo onde vivem os ursos polares, os maiores carnívoros terrestres do mundo, é um local isolado pelo homem, o frio afasta muitos animais do local, é certo afirmar que o Polo norte nem sempre existiu, ele foi se formando no fim do périodo cretáceo. A presa favoritas dos ursos polares nesse mundo feito de gelo são as focas, uma das únicas fontes de alimentos gordurosos nessa região, os ursos polares são excelentes nadadores mas estão ameaçados de extinção pela caça e pelo degelo das calotas polares.

5- Quem imaginava que esse local repleto de neve já tinha sido um local dominado pelos dinossauros e anfíbios gigantes, nos dias de hoje é diferente, o mundo da voltas e esse local que era dominado por florestas e répteis agora abriga aves, o pinguim é o símbolo da antartica, que concerteza você já ouviu falar dele. Cientistas acreditam que daqui a milhões de anos a antartica vai perder grande numero de neve e gelo, deixando como ele era a milhões de anos atrás, cheio de vida.
4- O maior deserto do mundo que possui dunas intocadas pelos seres vivos, se localiza na África, esse mundo de areia cobre quase todo o norte da África, é o deserto saara. O deserto saara não é o deserto mais quente do mundo mas é o maior, a sua fauna é bem conhecida: o camelo e o dromendario. São animais de carga que conseguem ficar meses sem beber água, e eles precisam! todos os animais do deserto tem que ter essa resistencia ao calor e a falta de água, ou então eles não conseguiriam sobreviver no deserto.


3- O lugar mais quente do mundo também é quase desprovido de vida, é o vale da morte, se localiza na América do Sul, a maior estiagem foi de quase cinquenta anos, mas quando a chuva chega acontece um milagre, sementes de flores que estão enterradas no chão brotam aos milhares, e fica parecido com um oásis, mesmo assim é muito raro acontecer esses fatos, também é o local onde foi registrada a maior temperatura.

2- O segundo colocado fica com lechunguilla, é um tipo de caverna que apenas bactérias foram os seres vivos detectados nessa área, por estranho que pareça, essas bactérias se alimentam apenas das rochas das cavernas. Nesse local a uma enorme variedade de cristais nas paredes, como é que esses cristais surgiram? foi acido sulfúrico que formaram esses cristais. Na caverna também existem poças d'água intocáveis, a imagem acima é de um lechunguilla no México, pois a outras lechunguillas no mundo.

1- O primeiro colocado é a fossa mariana é a maior fossa do mundo, se localiza no oceano pacifico, tem onze mil e trinta e quatro metros de profundidade, o monte Evereste caberia inteiro dentro da fossa, o ser humano nunca chegou ao fundo dessa fossa, mas os seres vivos que foram registrados na maior profundidade dessa fossa foram apenas bactérias e o pepino do mar, o peixe de maior profundidade foi o abyssobrotula galatheae, a mais de oito mil metros de profundidade.

fontes: enciclopédia da ciência
Postado e escrito por: Henri São Paulo

2 comentários:

Personal Health disse...

Henry,
aodrei sua postagem, pois minha filha de 9 anos precisava exatamente isso, os lugares menos explorados da Terra. A internet é mesmo uma ferramenta que facilita a vida. obrigada Patrícia

DebuGator disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

postagens mais lidas

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails