terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

jequitiranaboia

A jequitiranaboia é um artrópode inseto. A jequitiranaboia não é um inseto muito conhecido, mas ele tem muitos mitos e lendas. Ele pertence a mesma ordem das cigarras, só não é tão conhecida quanto a cigarra. Há muitos relatos trágicos com ele. Por exemplo um entomólogo inglês no século 19 coletou insetos no rio amazonas, e uma jequitiranaboia atacou e matou oito tripulantes do barco. Mas é besteira. A jequitiranaboia é conhecida como um animal venenoso, tanto que se um macaco cai da árvore morto sem motivo aparente, foi por que foi morto pela jequitiranaboia. Mas a jequitiranaboia não é venenosa. Ela apenas possui um ferrão entre as articulações da perna que é apenas mostrado na hora de se alimentar, que se alimenta da seiva da árvore capturando-as no caule das árvores. E essas picadas as árvores, nunca levam o vegetal a morte, elas são insignificantes.
Nas lendas a jequitiranaboia é cega e não possui olhos. Mas ela não enxerga sim! mas mesmo assim Elas possuem olhos também. Para escapar de predadores, nas suas asas parecidas com as de borboletas, a duas manchas, que aos olhos dos predador são olhos, e o predador se confunde. as vezes a jequitiranaboia produz e secreta uma cera que ao entrar em contato com o ar, se solidifica, formando um pó branco, as vezes ela vem em tanta ambundancia que cobre o inseto todo, ajudando a se esconder de predadores. Dizem que se for aspirada ela causa vomito, mas nada foi confirmado ainda.
Em geral a jequitiranaboia pode ser encontrada em algumas cidades perto da mata atlantica, ou Amazónia, pois ela é atraída pelas luzes dos postes, e fica parada lá pertinho da luz. Feiticeiros de algumas tribos indigenas do Brasil carregam insetos como se fosse um amuleto. No Ceara isso é totalmente ao contrario, a jequitiranaboia é sinonimo de pessoa terrível e de quem perdeu a boa reputação. É muito difícil ver uma jequitiranaboia na natureza, ainda mais distinguir machos e fêmeas, com cor, desenho, e tamanhos iguais eles são quase idênticos.

A sua reprodução é muito desconhecida, mas se sabe que eles pões seus ovos sobre troncos de árvores, colados com um fluido, coberto de cera. Esses insetos não tem forma de pupa, ou seja, eles não fazem um casulo para passar do seu estado larval ao adulto. Sem falar que os jovens se parecem muito com os adultos, apenas possuem asas atrofiadas. Esse inseto é conhecido como se ser visto tem que ser eliminado, sua destruição do seu meio ambiente (mata atlântica) e por ser caçado por tribos, cientistas acham que falta muito pouco tempo para entrar na lista vermelha, a lista dos animais ameaçados de extinção.
Postado e escrito por: Henri São Paulo

2 comentários:

Animais disse...

gosto do seu blog eu tanbem estou fazendo um blog de animais
http://bio-animais.blogspot.com/

Josy disse...

olá, odorei o seu blog, me ajudou bastante. Hj aki onde trabalho apareceu um desse, todos levaram um susto pois nunca haviam visto antes. E pelo seu blog, eu o identifiquei! valew. tudo de bom!!

postagens mais lidas

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails