segunda-feira, 22 de março de 2010

sangue em animais

No jogo da vida, desde o surgimento da vida, este foi um dos grandes carrascos de algumas espécies de animais, mas para alguns foi o seu salvamento: o sangue. Como todos sabemos, a determinados tipos diferentes de sangue, cujo são o sangue quente e o sangue frio. O sangue quente é quando determinada espécie de animal esteja mudando de ambiente constantemente e mantendo a temperatura a mesma, e o sangue frio é que se mudando de região e o clima não for o mesmo ele tem de estar mudando sua temperatura sempre, tornando a espécie frágil. Conheça melhor estes tipos de sangue abaixo:
sangue frio:
O sangue frio, como a no texto acima, que se mudando de região e o clima não for o mesmo ele tem de estar mudando sua temperatura sempre, tornando a espécie frágil. As espécies de vertebrados que possuem sangue frio são os peixes, anfíbios e répteis. Os peixes tem um sangue frio pois não são tão evoluídos quanto, alem de não sofrerem tantas mudanças climáticas ou variações no ambiente, os anfíbios que possuem este nome por ter duas vidas, vem na escala evoluitiva logo atrás dos peixes, cujo não sofreu tantas modificações desde este processo, até os anfíbios evoluírem para répteis, quando surgiram eram frágeis, mas depois se tornaram os dinossauros, com sangue frio, se tornaram extintos por não sobreviver a uma mudança radical no planeta depois que um meteoro de nove quilómetros se chocou com a terra. Nos dias de hoje é possível ver tais seres tomando sol, incluindo crocodilos e lagartos, servindo para aquecer seu corpo por não possuir sangue quente. Mas os répteis dariam vida a uma nova geração de sobreviventes e resistentes a qualquer mudança no clima.
  • vantagens de ter sangue frio: Embora não podendo viver em determinadas regiões, ter sangue frio tem uma vantagem:precisam comer muito menos que os que mantem temperatura constante.
  • desvantagens de ter sangue frio: é uma espécie frágil a mudanças climáticas, tendo sua espécie extinta rapidamente em tal circunstancia.

sangue quente:
o sangue quente é representado por duas classes de animais diferentes: as aves e os mamíferos, como já se comenta texto acima, os animais de sangue quente são aqueles que em qualquer variação no clima, mantém a sua temperatura estável, permitindo assim, a os animais de sangue quente dominarem a terra. A primeira espécie que surgiu de sangue quente foi uma ave, o archaeopterix, surgiu a 150 milhões de anos atrás no período jurássico, depois no cretáceo surgiram os mamíferos, que possuíam pelos,. Depois que os dinossauros se foram, deixaram seu cargo livre para os mamíferos dominarem a terra. Hoje eles habitam até mesmo os pólos, o mamífero que possui o cargo de maior choque térmico é a foca: quando o bebê foca está no útero, esta em quarenta graus, na hora do parto ele sai num mundo congelado, incríveis zero graus celsius, se fosse um animal de sangue frio não iria resistir. As aves como as andorinhas estão sempre migrando de um país a outro, tendo que enfrentar grandes mudanças no clima, como do Canada ao Brasil. Estas mudanças só são estas espécies que aguentam, mas a desvantagens em ter sangue quente, você confere isso na tabela abaixo.
  • vantagens em ter sangue quente: Estas espécie não sofrem com mudanças muito drásticas no clima, nós por exemplo, somos animais de sangue quente, afinal, nós somos mamíferos.
  • desvantagens em ter sangue quente: Estas espécies tem que se alimentar muito mais do que os de sangue frio no inverno e na hibernação.
sangue em dinossauros:
Uma grande questão da paleontologia que é muito discutida é a que se os dinossauros possuíam sangue frio ou sangue quente, mas como nos podemos saber sobre o sangue dos dinossauros se nós não temos nenhum registros do sangue deles? mas se olharmos com atenção para seus parentes nós vamos ver que existe vários aspectos semelhantes aos dinossauros, como os crocodilos e jacarés. Sangue frio ou quente é quando um animal mantém sua temperatura constante, mesmo sempre estando mudando de lugar com temperaturas diferentes de onde o animal estava, se diz que tinha sangue quente, e o frio ao contrario, como limos texto acima. Quando Robert Baker falou que dinossauros não fossem tão vagarosos como se pensava na época, depois ele disse que os dinossauros de algum jeito deveria regular a sua temperatura no seu corpo, ele propôs que o sangue frio não combinava com eles. Então se achou que era animais de sangue quente, provocando um enorme impacto na paleontologia. Os únicos animais de sangue quente vivos hoje são as aves e os mamíferos, mas os dinossauros tem tanto parentescos com répteis do que com aves, e alem do mais, eles podem ter sido répteis que possuíam sangue quente, tendo uma prova: dinossauros foram descobertos na Antartica, isso significa que eles podem ter tido sangue quente, pois para sobreviver em inverno tão rigorosos eles tinham que possuir sangue quente para controlar a sua temperatura e sobreviver a mudanças climáticas tão rápidas. Vários dinossauros foram encontrados no sul da Austrália e no sul da América Do Sul, que na época acredita-se que eram colados com a Antartica. Para sobreviver alguns também hibernavam mas mesmo assim controlando a sua temperatura. Então os que pensam que dinossauros são de sangue frio não pode ter tanta certeza assim, muito menos aqueles que acham que possui sangue quente. Mas se for descoberto que dinossauros possuíam sangue quente é o fim da teoria da extinção por um meteoro, pois os dinossauros de acordo com os cientistas, morreram por quê eles não conseguiram manter sua temperatura corporal, mas se eles não possuisem esse tipo de sangue frio, e sim o quente, eles conseguiriam sobreviver ao inverno rigoroso da extinção, como mamíferos e pássaros da época fizeram, e quem governaria a Terra nos dias de hoje serião eles, mas se for conformado mesmo é o fim de uma grande questão cientifica e popular. Talvez raças de dinossauros diferentes como teropodes ou sauropodes podem ter sangue frio e quente, mas essa grande questão sobre os dinossauros ainda está longe de ser descoberta, vai ver que algum cientista consegue recriar os dinossauros...
  • Postado e escrito por:Henri São Paulo

Nenhum comentário:

postagens mais lidas

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails