terça-feira, 13 de abril de 2010

A baleia

baleia azul em alto mar

baleia azul e filhote chamado de baleote

distribuição geografica das baleias (de azul)

As baleias são os maiores mamíferos que já viveram na Terra, fazem parte dos cetáceos, o maior animal que já viveu na terra é a baleia azul, medindo trinta e três metros de comprimento e podendo viver até os duzentos anos (um dos animais mais longevos da Terra), é maior do que o maior dos dinossauros. A baleia se alimenta quase exclusivamente do krill e planctom, mesmo sendo parecidas com um monstro capaz de engolir enormes caravelas com sua enorme boca cheia de "barbas" constituindo uma espécie de franja prendendo nela vários peixinhos e crustáceos presos nela, dos quais nutre o cetáceo, ela possui uma boca de cinco a seis metros de comprimento e com três a quatro metros de largura, mas um coisa o impede de se tornar o mais formidável predador de todos: seu estômago é muito delicado e o seu esófago muito estreito, impedindo a passagem de grandes organismos. Por isso, dia após dia ela tem que comer dezenas e mais dezenas de krill, o animal mais abundante da terra. A maioria das baleias vive em alto mar por não ter mais espaço para elas em recifes de corais. Mesmo com este esplendor magnifico e tamanho verdadeiramente grande, a baleia tem lá seus predadores: A orca. A orca não é uma baleia, mas sim um golfinho, o maior de sua família. Para apanhar um animal tão grande precisa-se de um grupo grande. As orcas vem em dezenas, saltam diretamente em sua lingua, cujo contém uma carne valiosa, saborosa e cheia de proteínas. A baleia revida, e se tiver o filhote por perto, vai ser a principal vitima, afastando a mãe do filhote, a orca tenta afoga-la inúmeras vezes, até conseguir. Um ataque desses pode demorara até seis horas pela persistencia das orcas. As baleias também vivem nas regiões abissais, a cachalote prende a respiração por uma hora, e volta a superfície cheio de ferimentos por causa do confronto entre as lulas gigantes. Eles não são como as outras baleias, as cachalotes possuem dentes serrilhados por não ter o krill naquelas profundezas escuras. Ao descer, o ar é comprimido, reduzindo a somente um por cento da respiração que nós respiramos na superfície. As baleias possuem um respiradouro cujo lança um jato de água quente, que, ao ter contato com o ar frio se condensa em gotas bem miudinhas, formando um penacho branco que encanta tanto as pessoas.



basilossauro daria origem as baleias de hoje


Antepassados das baleias

A sua origem se deu no périodo terciário em um animal de quatro patas, pela necessidade de voltar as origens, na água, eles começaram a passar mais tempo na água e menos tempo na terra. Criaram membranas entre os dedos para facilitar a locomoção na água. Eram todos carnívoros. O ambulocetus foi um dos que deu origem as baleias. Possuía membranas especiais para a locomoção na água, viveu na Ásia e tinha três metros de comprimento, vivendo no périodo eoceno e pesando trezentos e cinquenta quilos, era um formidável predador. Até que milhões de anos se passaram e eles se transformaram em uma das criaturas mais assassinas de todas: o basilossauro. Um gigante mamífero cujo media dezoito, dois metros de comprimento. Esta ordem dos cetáceos começou com o paquicetos a cinquenta e sete milhões de anos atrás, ordem paquicetidae, depois surgiu o ambulocetus (cujo citei no inicio do texto.) fazendo parte da família ambulocetidai a mais ou menos quarenta e oito milhões de anos atrás. Surgiu a quarenta e quatro milhões de anos o kutchicetos, logo após o seu surgimento surgiu o rodocetos com três metros de comprimento. Então eles se tornaram exclusivamente dependentes da água ao surgir o dorudonte pertencente a família dorundontinae, parente do basilossauro mas menor, com "apenas" quatro metros de comprimento. Então em seguida surgiu o basilossauro, o cetáceo que daria origem as baleias atuais.

mães protetoras, filhotes desbravadores.

Nas águas quentes do alto oceano, a mãe chama pelo parceiro para se acasalar e por sua futura geração ao mundo. É uma baleia jubarte cheio de cracas nas longas costas. A concepção e gestação ocorrem durante a emigração aos mares quentes do equador as águas frias da antartida. A baleia fêmea encontra o parceiro e se acasalam. Ao por a baleote, sendo assim que é chamado os filhotes das baleias, a mão se instala em um mar vazio. Durante o parto, a cauda sai primeiro para evitar o afogamento da baleote que nasce com cinco metros de comprimento, ao sair do útero, a baleote nada a superfície para respirar pela primeira vez, como é novo, a mãe o sustenta para respirar. durante esses meses de amamentação o filhote permanecera se amamentando enquanto a mãe não se alimenta-ra por não possuir o seu alimento tão valioso que é o krill, nestes mares não possui quase nenhuma fonte de alimento por isso, quase nenhum animal o habita para sempre este local. O baleote cresce cerca de cem quilos por dia. São seis a sete meses de amamentação. Ao sair destas águas calmas o animal vai para a antartida, enfrentando tempestades e predadores como a orca, a "baleia" assassina. Durante a sua emigração ocorrem-se tempestades em alto mar, o barulho das ondas quebrando em rochas e castigando os faróis é tamanha que mãe e filhote não conseguem se comunicar do jeito comum então eles começão a bater suas nadadeiras violentamente na água de um jeito que conseguem se comunicar. Ao chegar na antartida já exaustos passaram por varios perigos, mas a baleias que não tem a mesma sorte.



o mistério da baleia branca


Nas águas frias do Polo sul vive em grupos uma pequena baleia branca. Não é história não, é a verdade, a beluga é a menor baleia de todas, possui dentes afiados para mastigar moluscos e outros peixes, esta baleia é uma presa e tanto para os ursos polares da região, ao ver uma elas, ele trata de dar uma patada no rosto, as belugas são cheias de cicatrizes profundas por causa disso. possui uma grossa camada de gordura para se proteger do frio, elas empregam muitos sons diferentes e pesa mil quilos, os machos podem medir até sete metros de comprimento. eles nascem com a pele preta então aos cinco anos ela se torna completamente branca. fêmeas são bem menores que os machos, mesmo assim, para o urso polar é difícil apanha-la. Belugas vivem em grupos. Para quem poder me informar se a beluga é um golfinho ou baleia, me informe deixando um comentário.


O verdadeiro Moby Dick

Nesta caçada mal sucedida a baleias, a cachalote conseguiu virar e afundar o barco no século dezenove, tá certo que naquela época as caças a baleia não era tão sofisticadas, mas acompanhe esta caçada abaixo:



  1. tudo aconteceu nos Estados Unidos, quando o baleeiro Essex deixou porto dos EUA em 1819, um ano após a partida e eles avistarão uma cachalote, cheia de cicatrizes na cabeça e parecia não temer os baleeiros.

  2. o cetáceo estava a cem metros de distancia do baleeiro e se jogou contra ele, atingindo-o brutalmente na lateral do essex.

  3. depois desta terrível batida, a cachalote se distanciou seiscentos metros e deu seu baque fatal, afundando o baleeiro.

  4. apavorados, 21 homens embarcaram em dois botes de salva vidas, levando 65 galões de água e cem quilos de biscoito. Depois avistarão uma ilha e três homens decidiram ficar.

  5. os dois botes logo-logo se perderam um do outro, beberam seu própria urina, os mais fracos começaram a morrer e jogados ao mar segundo a tradição naval.

  6. quando acabou toda a comida, os náufragos começaram a praticar canibalismo daqueles que morriam. Como não ouve mas baixas, eles foram obrigados a matar um dos náufragos, sorteando quem ia matar,e quem ia morrer.

  7. os náufragos foram resgatados por um barco, mas nem perceberam a aproximação por estarem roendo os ossos do companheiro. dos 21, treze morreram, sete devorados. Três salvos da ilha dois do bote do capitão e três do outro bote.



  • fontes:

  • mundo estranho janeiro de 2010

  • tropico

  • legado fossil de gigantes

  • Postado e escrito por:Henri são paulo

Um comentário:

Guigo disse...

A baleia beluga e da familia das baleias sim!!

postagens mais lidas

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails