sexta-feira, 23 de abril de 2010

especial dia da Terra:extinções em massa

Imaginemos uma árvore. Todas as árvores deixam suas folhas amareladas cair quase todo dia para nascer outra folha. Agora imagine que cada folha de uma gigantesca árvore é uma espécie diferente de ser vivo. Quando as folhas ficam amareladas é porque a espécie entra em um processo de extinção. Quando cai, é porque está extinta. Não existe está árvore, por ela ser ficcionaria. Mas um fato é real: espécies nascem, vivem e se extinguem, este é o processo de seleção natural. Mas e quando acontece uma extinção em massa, que dizima varias especies diferentes de seres vivos? é como se fosse o fim do mundo para eles. Já aconteceu cinco destas catástrofes na Terra, e está prestes a acontecer a sexta.
extinção permo triassica.
Existe famílias que morrem em um curto périodo de tempo. De acordo com o documentario evolução 2 da scientificam american. São catastrofes para parentes, e algumas, como a retratada no documentario, não a registro algum sobre o que aconteceu. Mas se não sabemos o que aconteceu na nossa época, imagine o que aconteceu a 250 milhões de anos atrás em algumas colinas? paleontologos vem pesquisando sobre a catástrofe a anos mas é difícil de se saber, este evento é conhecido como a extinção permo triassica, por ocupar dois périodos geológicos, o final do permiano e o inicio do triassico. Esta extinção dizimou 95% de toda a vida na terra. no pérido havia um único continente: a pangeia, no centro dele, havia um imenso deserto que parecia não ter fim. O mundo era dividido por três oceanos: o pantalassico, o paleo-tethys e o thetyis. As rochas são divididas em périodos geológicos. Se subirmos vamos nos deparar com o permiano, um local cheio de fosseis e inconfosseis que mostrava que o local possuía uma miríade de diferentes formas de seres. Subindo um pouco mais tem o triassico, lá, não encontramos nada. Nenhum fóssil, ou inconfossil, está zona está morta. Mas o que poderia transformar o dia em uma noite sem fim, o que causaria tamanha extinção. Poderia ser um cometa, vulcões em erupção, mudança climática ou uma combinação de fatores? está questão é bem discutida e estudada, mas não sabe se encontrarão no futuro, o verdadeiro assassino do permiano.

video

video de Carl Sagan sobre a Terra.Grande cientista e escritor de cosmos que gerou o documentario

A natureza é como uma linha que tem algumas vezes seus cursos desviados pelo seu próprio bem , ou não. Nenhuma espécie de ser vivo causou uma extinção e fez sua própria linha. Mas fatos acontecem. Depois de seis bilhões de anos, o ser humano aparece. Uma criatura frágil com nenhuma arma para se proteger. Mas ele desenvolveu um enorme cérebro, e, hoje é o principal predador. Por sua capacidade de pensamento avançado ele teve de se proteger da própria natureza, desenvolveu cidades e armas, mas hoje se tornou o inimigo da natureza. Pela necessidade de viver teve de matar a própria natureza, hoje, seis bilhões de pessoas vivem na Terra. Vamos começar pelo desmatamento e matança de animais. Nós temos que ganhar dinheiro para sobreviver, Alguns não conseguem, outros conseguem de uma maneira cruel: fazem o transporte de madeira ilegal, você pode estar comprando uma delas só por ser barato ou nem se interessa por isso, ou não sabe como ver se é madeira ilegal? as madeiras transportadas corretamente possuem um selo (que infelizmimente não achei) para comprovar que a madeira foi corretamente retirada. Mas o desmatamento ainda continua. Algumas pessoas gostam de animais e os defende, mas a caça causada pela ganancia causa transtornos, espécies se extinguem mais rápido, mesmo antes de ser descritas e catalogadas, são exportados da maneira mais cruel e de sangue frio possível. Não são só animais selvagens que sofrem, cachorros, coelhos, gatos e outros animais são testados somente para remédios ou experiências contra doenças. Mas o que causa mesmo um grande estrago é a emissão de gases poluentes. Fabricas emitem todos os dias gases poluentes que fazem mal a saúde, causando o efeito estufa e outros danos nos olhos, gargantas pulmões e etc. Os EUA e a China são um recordista na emissão de gases poluentes, só para dar um exemplo, em Linfen na China, existe minerações de carvão tão poluentes que se alastra por todo a cidade, a quantidade de minerações é tanta que fazem pessoas se engasgarem enquanto respiram, alem das doenças: bronquite, lesões de pele, doenças vasculares, hipertensão, altas taxas de incidência de câncer e arsenicose. sabemos como toda essa história começou mas não onde vai parar, nós decidimos agora o futuro da natureza.
  • Postado e escrito por: Henri São Paulo

Nenhum comentário:

postagens mais lidas

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails