segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Serie vida na Terra: o começo da vida

O primeiro de tudo, desculpem pelo tempo que passei sem postar, mas estou de volt. Eu não tinha muito tempo para postar mas eu agora garanto que vou ter tempo de sobra para postar. Agora direto ao assunto: resolvi postar esta serie de cinco capitulos sobre a vida na Terra. O primeiro é sobre o surgimento dela. Agora vamos ao inicio desta serie.
No inicio, Thea, um planeta anão havia se chocado com planeta Terra, formando, a partir dos destroços da colisão, um novo mundo. O nosso mundo. Nosso planeta é o unico conhecido capaz de sustentar vida, e isso graças a uma combinação de fatores: a atmosfera, que nos protege contra os raios solares que chegam até aqui, a água, um dos elementos mais fundamentais a qualquer espécie de ser vivo, o clima, que é formado graças a vegetação, água, e a camada de ozônio. Nosso planeta está fervilhando de vida, por onde quer que você olhe a vida. Existem mais de um milhão de espécies de insetos, que correspondem a quase 73% da fauna de nosso planeta, e besouros são a maioria deles, (insetos, e não artropodes em geral.) neste pequeno planeta a também mais de mil espécies de plantas que florescem e quase mil espécies de morcegos. Mas como tal diversidade surgiu? como este planeta que antes era bombardeado por meteoros e vulcões que expeliam larva todo dia virou um planeta calmo assim? acompanhe abaixo...


A duzentos anos atras nascia Charle Darwin, ele trouxe a nós a oportunidade de conhecer o mundo e saber sobre seu passado e surgimento. Suas idéias não foram muito aceitas por um longo tempo mas hoje, atraves de descobertas de cientistas como Oparin, Mendel ( que na verdade era um monge) se sabe todo o processo, ou quase todo, da evolução. Mendel, como todos que lêem já devem saber quem foi ele, que descobriu os genes, ou genética, fazendo cruzamentos com ervilhas, e Oparin, fez um experimento sobre o surgimento da vida, e que claro, deu muito certo. Até os dias de hoje as pessoas discutem como foi que a vida surgiu. Muitas pessoas acham que foi a partir de um asteróide, meteoro, ou qualquer rocha espacial que caiu na Terra que estava carregado de moléculas orgânicas, ou até proprias células que se espalharam pela terra. Mas também a aquelas pessoas que acham que a vida surgiu aqui na Terra mesmo, com moléculas orgânicas que formaram as células. Mas de uma coisa todo cientista tem certeza: as primeira células que surgiram eram as mais simples possíveis, células procariontes. Naquele tempo as células não possuíam as mitocôndrias, responsáveis pela respiração da célula, mas um belo dia, as mitocôndrias que eram soltas, começaram a ser "engolidas pelas células, e viviam lá, e quando as células se separavam, como uma espécie de reprodução, as mitocôndria surgiam nas células, e assim seguiu, células desenvolveram a membrana, o citoplasma, o núcleo, tudo isso como uma proteção contra vírus e bactérias, as vezes sendo eficazes, e outras vezes não. Mas esta é a vida, quem ganha as vezes é a presa, e outra vez é o predador.

Próximo capitulo: relações essenciais

Nenhum comentário:

postagens mais lidas

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails