sábado, 18 de setembro de 2010

Vida na Terra: invertebrados: os donos do mundo. 4º capitulo

O primeiro animal a surgir no planeta foi a esponja, que faz parte do grupo dos poriferos. Desde aquele dia estava declarada que os novos donos do mundo seriam os invertebrados.
Esponjas são seres bem simples, eles ficam fixados em uma rocha pelo resto de suas vidas, tanto em água doce quanto em salgada. pelo seu aspecto elas nem parecem estar vivas. Mas estão e em plena atividade. Os invertebrados são separados em oito grupos: poriferos, cnindarios, platelmintos, nematelmintos, anelideos, moluscos, artropodes e equinodermos. os platelmintos são um grupo de vermes achatados, por isso recebe o nome. A planaria é um dos principais representantes desse grupo. um verme achatado que vive geralmente em águas poluídas. Um sinal deste animal em abundância pode significar que o rio está poluído, a ténia é um verme deste grupo que vive no intestino das pessoas que se alimenta de carne crua. Nematelmintos são vermes, mas eles possuem um corpo cilíndrico como lombrigas. A maioria são vermes que vivem dentro do corpo humano e de outros animais. Anelídeos são parecidos com nematelmintos. Mas eles não são vermes e tem em volta do corpo anéis, como a minhoca, poliquetos e sanguessugas.Existem mais de mil espécies de Poliquetos, desde que vivem em esgotos até para aqueles que vivem nos mares. Moluscos são caramujos, polvos, lesmas e etc. Geralmente vivem em ambientes umidos.

Os artropodes é o grupo mais famoso e diversificado entre os invertebrados, eles representam 76% dos animais do mundo, e entre eles estão os insetos, como borboletas, formigas. Tais animais mantem uma relação: Quando borboletas azuis põe seus ovos, e eles eclodem, as lagartas as vezes caem no chão. E elas tem o mesmo cheiro das larvas de formiga. Assim, as formigas, achando que são uma de suas larvas, as levam para dentro do formigueiro. Mas a uma vilão nessa história: a vespa. Dentre milhares de formigueiros ela consegue saber em que um deles a uma lagarta, ou casulo, pois ela já se transformou em casulo. a vespa entra no formigueiro, as formigas começam a atacar a intrusa mas ela tem um elemento químico que faz todas as formigas atacarem umas com as outras. Até ela chegar lá nos casulos. Depois, as formigas tratam o casulo da borboleta como se fossem uma de suas pupas, até o dia em que as borboletas saem do casulo. Mas não só borboletas, vespas também, pelo ataque ocorrido no formigueiro. ela são compostas não só por insetos, como pelos crustaceos, aracnideos, diplopodes e quilopodes. Saindo dos artropodes e indo aos equinodermos. Esta classe se pode encontrar em todos os oceanos, desde os tropicais ao polares. Alguns ouriços se alimentando de algas gigantes, acabam tirando todas as algas e formando um deserto de ouriço, que é cheio de espécies de equinodermos e os verdadeiros donos do mundo: os invertebrados.

próximo capitulo: plantas

Nenhum comentário:

postagens mais lidas

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails