domingo, 19 de setembro de 2010

vida na terra: plantas 5º capitulo

Plantas são os seres vivos mais importantes, ou um dos, que vive na Terra. Sem eles, não estariamos vivendo em terra, e sim, na água.
Criptógamas: Talófitas, Brioftas, pteridoftas, Fanerogamas: angiospermas e gimnospermas. Este são os grupos das plantas. Talófitas são as algas, se encontra somente em água. Algumas das talófitas podem chegar a medir 200 metros de altura. Esta foi a primeira espécie a surgir na Terra, a três bilhões de anos atras. Claro que não eram tão grandes e desenvolvidas como as de hoje Brioftas são musgos. Relativamente pequenos, se encontram eles somente em locais úmidos, um exemplo de briofta é o musgo. As brioftas foram Uma das primeiras plantas a surgirem, por isso ele tem seu porte simples. Ptéridoftas já são bastante desenvolvidas, representadas pelas samambaias, restritas pelo ambiente úmido. Pois a sua reprodução é dependente da água. Se você ver alguns pontinhos na sua samambaia, não se assuste! faz parte da reprodução delas. Ptéridoftas também são comuns na pré história, na época dos dinossauros (mesozóica) nessa época também era comum as coniferas, as gimnospermas. Todas as informações sobre as fanerógamas (gimnospermas e angiospermas) você vê abaixo:
Gimnospermas. São as coníferas e os pinheiros, surgiu na Mesozoica e tomou conta do mundo, formando imensas florestas de coniferas e pinheiros, a mesozóica foi o se auge. mas ele acabou na entrada das angiospermas. No Brasil, as gimnospermas são mais localizadas ao sul do Brasil, pelas condições do clima frio. Elas também formam a tundra, um local silencioso localizado ao norte do planeta. É a mais extensa floresta do mundo, e tendo poucos animais nela, pelo clima e pouco alimento. Lá mora o leopardo das neves. Um felino que corre grande risco de extinção. As florestas de coníferas não tem muitos animais pois não a muito alimento, as folhas tem um gosto ruim, e as sementes são difíceis de abrir, como uma proteção que a planta desenvolveu para proteger suas sementes. As gimnospermas possuem árvores mais altas do mundo e mais velhas, do tempo dos egípcios aos das cavernas. As angiospermas são o grupo mais novos de plantas, surgiu no final do périodo cretáceo. São caracterizadas por possuir flores e frutos, um meio mais fácil de reproduzir. Com frutas, são uma proteção as sementes. mas muitas vezes, ao algum animal comer a fruta, cai a semente no chão, depois nasce uma planta. Já as flores são um atrativos aos animais, pelo nectar, e pelo cheiro. Os animais, como os beija flores, que tem uma língua especializada em colher nectar, ou abelhas que fazem o nectar virar mel, levam o polem de uma flor a outra, reproduzindo-as. As plantas carnívoras como as dioneias também florescem, mas possuem uma arma: comer insetos. Eles tem um cheiro de açucar em sua "boca" atraindo insetos, então quando tocam em um de seus pelos sensitivos, é morte na certa. Dias depois e armadilha se abre, o que se vê é a carcaça do inseto ressecada. Seja carnivoras ou que da flores ou não, uma coisa é importante: sem elas, nós não estariamos vivos aqui hoje.

Nenhum comentário:

postagens mais lidas

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails