segunda-feira, 21 de março de 2011

7 bilhões serie: o ouro do século 21:a água 3º capitulo


ASSIM COMO todos os animais nós temos que nos alimentar e principalmente, beber água. Nosso corpo é 60% dele composto por água. o nosso planeta é um planeta azul graças a atmosfera e aos oceanos, principalmente o pácifico, que cobre a maior parte do nosso planeta. como, com tanta água assim, pessoas ainda passam por sufocos para encontrar água.
Durante a longa jornada do rio, ele retira sais que ficam a beira ou submersos de rios. No final de sua longa jornada ele desemboca no mar, salgado. É assim que o mar é salgado, e por isso nós não podemos utilizar de sua água em abundância. nos resta somente a água potavel dos rios. A maior parte da água doce está armazenado em geleiras, gelo, e neve, são 69% dela. 30% em subsolos, nas rochas, nos lagos 0,25%, na atmosfera 0,04 % e, nos rios, 0,010%. e 3,5% da água é doce no mundo, o resto, é água salgada. E ainda assim nós estamos destruindo com ela. A água potável do mundo está servindo de lixão, inclusive para resíduos tóxicos despejados pelas industriais. Matando milhares de peixes, e criando outros seres. Invertebrados como o tubifex, um anelídeo da classe oligoqueta, tem coloração avermelhada e pode chegar a 5 cm de comprimento. Vive no lodo dos rios e está associado a ambientes com pouco gás oxigênio, poluídos por esgoto domestico, assim como as planárias. Não é só a poluição que vem afetando, a má distribuição da água também é problema. Na África por exemplo, por exemplo, pessoas sofrem com a escassez de água. Enquanto uma população usufrui incorretamente da água, a outra sofre com a falta dela. A super população pode trazer conseqüências desastrosas a água potável, principalmente por causa de torneiras abertas, banhos demorados, e mau uso da água. A Arábia Saudita, por exemplo, é um local rico em petróleo, mas uma das principais areas de conflitos por causa da água potável.


Mas com tanta pouca água potável, e esse monte de água salgada você deve se perguntar. Não a um meio de utilizar da água do mar. A verdade é que dá. Mas não é barato. É pouco vendido a água do mar. o processo se dá quando pegam a água do mar, retiram todo o seu sal, tiram as impurezas da água e pronto. E por esse processo difícil, não é muito utilizado hoje em dia. Em algumas cidades até vendem, mas é bem mais caro que a água doce. Pode ser um meio mais seguro e eficiente de economizar a água, afinal, a água do mar nuca vai acabar. Mas a muito o que fazer ainda. Você pode fazer a sua parte, economizando a água, e não poluindo os rios que ficam perto de suas casas jogando plástico, papel, e principalmente garrafas pets que antes eram preenchidas com água mineral!

Proximo cápitulo: na lista vermelha

Um comentário:

Mari Lee disse...

Muito legal o seu blog, parabéns!
O desperdício, a poluição e, principalmente, a má-gestão da água é um problema cada vez mais crucial. Segundo relatório recém-divulgado pela Agência Nacional de Água(ANA), mais da metade dos municípios brasileiro terão problemas de abastecimento até 2015.
E enquanto torna-se cada vez mais urgente proteger nossos recursos hídricos, a Câmara dos deputados deve aprovar em breve a PL 1876/99, que substitui o atual Código Florestal Brasileiro.
O que tem a ver? Tudo!
Esse projeto é uma ameaça muito grande aos recursos hídricos! Principalmente, porque reduz a área de Proteção Permanente (APP) na beira dos rios a 25% do valor atual, e permite que seja calculada a partir da margem menor (na época de seca, enquanto hoje é calculada na época da cheia). Isso, na prática, significa proteção zero para a maioria dos rios! Parece que não sabemos que existe assoreamento, ou que os agrotóxicos e fertilizantes contaminam a água...
Por favor, ajude a conscientizar as pessoas!
Dia 7 (quinta) deve haver uma manifestação contra o projeto, em Brasília, e quase ninguém está sabendo. Ajude a divulgar (twitter, orkut, facebook, blog), mesmo que não possa ir.
Isso é muito grave e não podemos ficar parados assistindo!
Abraço!

postagens mais lidas

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails