sábado, 11 de junho de 2011

Classificando animais

Os zoólogos usam para classificar animais em uma ordem de acordo com suas cracteristicas, ações e etc. Essa postagem vai lhe mostrar como biólogos usam esta ordem para classificar cada ser, desde elefantes a minhocas. Usei uma tabela para determinar os animais a serem classificados.
REINO
esta é uma classificação que abrangentemente engloba seres vivos com fisiologias diferentes. nele a cinco grupos como moneras, animalia, plantae. Nessa tabela vamos usar o mais fácil: o reino animalia. Peguei esses determinados seres para serem representados na tabela.

Cavalo - jumento - cervo - cachorro - porco - sapo - águia - atum - lesma - formiga - anfioxo

FILO
É a maior subdivisão do reino, no caso do reino animalia temos os chodata, mollusca, arthropoda entre outros. Formigas pertencem ao artrhopoda e a lesma mollusca. Então, da tabela, os dois já não podem ficar mais.

Cavalo - jumento - cervo - cachorro - porco - sapo - águia - atum - anfioxo

CLASSE
é a subdivisão seguinte a do filo. Como mamíferos, répteis anfíbios, todos separados, todos de classes diferentes. Examinando caracteristicas de cada um. Ficamos com mamíferos, ou seja, sai as aves, anfíbios e peixes.

Cavalo - jumento - cervo - cachorro - porco

ORDEM
ordem é a separassão de grupos dentro da classe, por exemplo: dentro da classe de mamíferos temos: ungulados, carnívoros, roedores e assim por diante. Ficamos com os perissodáctilos:

Cavalo - jumento - cervo

Família:
dentro da ordem dos ungulados, nós temos equideos, animais de médio porte, com cranio mais avantajado, com grande focinho, e outras caracteristicas. Nesta parte da tabela sai somente o cervo. Ela não faz parte do grupo de equideos.

Cavalo - jumento

GÊNERO
A coisa se aperta mais aqui. Esta é a subdivisão da familia ondecontém uma ou mais espécies. Ficamos com o gênero eqqus. Mesmo assim, o cavalo e o jumento, ambos, pertencem a este gênero.

Cavalo - jumento

ESPÉCIE
e é aqui que acaba. A espécie trata-se de um grupo formado por animais semelhantes, e que são capazes de se reproduzir entre si e gerar descendentes férteis. Ou seja, quem ficou até o final da tabela foi:

Jumento

É difícil de gravar essa ordem, mas é extremamente importante para biólogos, zoólogos, botânicos e etc. Espero que tenham gostado da postagem!

Nenhum comentário:

postagens mais lidas

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails