quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Aquecimento Global e evolução são Pseudociências?

Hoje eu estava procurando na internet artigos e sites sobre evolução e microevolução, e me deparei com o site chamado "Conservapédia". Um site americano, cujo simbolo era parte da bandeira estadunidense. Inicialmente não sabia sobre o que o site se tratava, se era uma outra Wikipédia, mas logo ficou claro que se tratava de um site criacionista Terra jovem. Até aí tudo bem, mas então vi um artigo no site com uma pequena lista de Pseudociências. Daí eu fiquei surpreso. Pois a maioria das pseudociências presentes na lista eram ciências de verdade! eu já esperava encontrar isso. 
magnetismo animal
Big Bang astronomia
Muito do trabalho de Richard Dawkins
climatologia
darwinismo
ambientalismo
Biologia evolutiva
aquecimento global
Muito do trabalho de Stephen Hawking
Muito do trabalho de PZ Myers 
Geologia velha terra
controle da população
Muito do trabalho de Carl Sagan

 Acima estão algumas das ciências de verdade que estão inclusas na lista e que valiam a pena coloca-las aqui. Dentre elas as que me chamaram mais atenção foi o Big Bang, Evolução e aquecimento global. E são essas três que resolvi falar sobre.

Eu já tive uma época que não acreditava no aquecimento global. Quer dizer, que ele fosse causado por ações humanas. Achava que fosse causado pelo final da era glacial, ela estava recuando, e com isso vinha o aquecimento. Mas isso ocorreu rápido demais no tempo geológico. E a temperatura só começou a aumentar quando a revolução industrial começou. Eras glaciais na história da Terra terminam não tão repentinamente assim, e essa era glacial só afetou o hemisfério norte. A temperatura está aumentando tão rapidamente, que maior parte do pólo norte ( ou Ártico) irá derreter. O número de Ursos Polares reduziu dramaticamente porque o gelo no qual eles andam sobre está derretendo, e a maioria deles morrem afogados. As florestas temperadas estão rumando mais ao norte em busca de condições climáticas apropriadas assim como a florestas tropicais, o mesmo acontece com os animais na montanha, eles estão rumando cada vez mais ao topo da montanha em busca de condições apropriadas para viverem, em locais mais frios. Quando se é afetado um ecossistema na Terra, se é afetada toda a Biosfera, pois a Terra age como um grande ser vivo como diz a Hipótese de Gaia. Hoje vemos que existe uma mudança climática nos oceanos, que traz conseqüências sérias nas correntes. E ainda ocorre o buraco na camada de ozônio sobre a Antártica, que, felizmente está reduzindo. Mas ainda existe as queimadas de vastas áreas florestais, que mata árvores e as impede de liberar o oxigênio para a atmosfera, mas isso não faz parte do aquecimento global. São inúmeras evidências de que o aquecimento global ocorre e ele está aumentando conforme se é liberado mais CO2 para a atmosfera. E existem uma abundante quantidade de evidências que suporta que ele está ocorrendo.   
Imagem de Richard Dawkins, no Conservapédia. 

O site que citei é um site criacionista, ou seja, acredita literalmente no que o livro Gênesis diz sobre a criação dos céus e da Terra. Eles repugnam qualquer coisa que seja contra a sua história. Mas o criacionismo é uma verdadeira pseudociência. Eles acreditam que Deus criou o céus e a terra, a 6.500 anos. Eles acreditam na Microevolução, mas não na Macroevolução, isso não faz muito sentido, já que a evolução, o que diz a teoria da graduação, a macroevolução é o conjunto de microevoluções, pequenas alterações dentro da espécie, e insistem em dizer " um cão não produz um não cão, como diz a macroevolução" essa é uma frase do criacionista americano Kent Hovind, preso a cinco anos e só vai ser liberado em 2015. Esse conceito é totalmente errado. Macroevolução é um processo lento, que acontece somente no intervalo de milhões de anos, e está presente no registro fóssil. Já vi até mesmo um vídeo criacionista no youtube sobre filogenia, no vídeo o usuário chamado guerrova diz que espécies em anel é microevolução, e as gaivotas, no pólo norte que formam essa espécie em anel continua sendo uma gaivota. Mas gaivota é um nome usado para classificar Gêneros, e as espécies em anel que ocorre com o genéro Larus no pólo norte, é macroevolução.  A proposta criacionista contraria totalmente o registro fóssil que encontramos, e a genética, que nos diz que todos os seres vivos da Terra compartilham um ancestral em comum. O criacionismo também distorce algumas fontes, como já vi também em um vídeo no youtube, distorções de citações do livro Cosmos de carl Sagan, e de Richard Dawkins, em o relojoeiro cego. E não são os únicos. O criacionismo terra jovem recebe esse nome pois os próprios acreditam que a Terra tem somente 6.500 anos. Isso contraria a Dendocrinologia, datação por carbono-14, datação por termoluminescência, estatigrafia, datação radiométrica, eventos de extinção, verniz de rochas, formação de petroleo, desenvolvimento da grande barreira de recifes de corais australiana, camada de gelo, luz estelar, datação por pótassio-argônio, y-ancestralidade cromossômica, datação de carbono oxidavél, placas tectônicas e etc. Essa é uma verdadeira pseudociência.                

um bom site refutando: http://www.youtube.com/user/potholer54/videos?sort=dd&view=u&page=2
Conservapédia lista: http://conservapedia.com/Pseudoscience
Lista do Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_pseudoci%C3%AAncias

3 comentários:

Cristhian Delazeri disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cristhian Delazeri disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cristhian Delazeri disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

postagens mais lidas

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails