sábado, 3 de dezembro de 2011

Filos dos invertebrados

Faz tempo que falo aqui sobre invertebrados, e apresento principalmente seus filo em grande parte dos textos publicados aqui, mas eu nunca apresentei os seus filo, uma coisa fundamental, por isso, mostrando de maneira rápida, vou introduzir os filo que compões os invertebrados:

 Poríferos: Esse é o mais simples dentre todo o reino animalia. Recebe esses nome por ter poros espalhados por todo o corpo. É constituído somente pelas variadas espécies de esponjas, tanto de água doce como salgada. São os animais mais primitivos vivos até hoje. Eles são organismo sesséis, ou seja, não se locomovem, ficam fixos em um local.
 Cnidários: São animais primitivos, mas mais ativos que os poríferos. São representados principalmente por anemónas do mar, corais e águas vivas. Nesse filo, existem dois tipos morfólogicos de individuo, os pólipos e as medusas. Os pólipos são Sésseis, e as medusas são livres natantes, ambos os tipos possuem boca mas não possuem ânus. O alimento ingerido passa para a cavidade gastrovascular, pela qual é distribuida para todo o corpo, depois é absorvida pelas células que revestem essa cavidade, onde se completa a digestão. 
 Platelmintos: Os platelmintos ou platyhelminthes, são os famosos vermes, mas esses tem o corpo achatado. A espécie que é mais representada para mostrar esse filo é, sem duvida, a planária. Exisdtem diversos tipos dela (na qual você pode ver acima). Estão divididas nas classes turbelaria, trematoda e cestoda.
   
 Nematelmintos: Esse grupo é bastante parecido com os platelmintos, e pode causar confusão: os platelmintos tem corpo achatado, os nematelmintos tem corpo cilíndrico. Os nematelmintos são constituidos principalmente por vermes parasitas, como a famosa lombriga, que pode causar sérios problemas de saúde.
               
  Moluscos: Esse filo possui representante tanto na terra como na água. Grande parte possui conchas, para a proteção,mas outros não possuem a mesma. O nome é devido os animais que incorporam e filo possui o corpo mole. (Mollis=Mole). Existem variadas espécies de moluscos, como lesmas, caramujos, lulas, polvos e etc. Apesar de tal diversidade, eles apresentam um padrão básico de organização do corpo.
Anelídeos: Os anelídeos recebem esse nome por ter o corpo segmentado, ou seja, com anéis pelo corpo. Possui o corpo cilíndrico, e são representados principalmente pelas minhocas, sanguessugas e poliquetas., que formam as classes Oligochaeta, Hirudinea e Polychaeta.
Artropódes. Esse é o filo mais diversificado do mundo, com a sua maior classe sendo a de insetos. O nome é devido todos os seres pertencentes a esse grupo ter uma característica em comum: Pernas articuladas (Arthros = Articulação podos= pé). Nesse filo existem as classes dos insetos, aracnídeos, crustáceo, Quilópode e os diplópodes.    
Equinoderma: Esses são animais que parecem ser sésseis mas não são, ao invés disso, executa movimentos muito lentos. Esses são animais Celomados e triblásticos, sã deuterostômios, o que os aproxima bastante dos cordados. São representados principalmente pelos ouriços do moar, estrelas do mar, pepinos do mar e bolacha da praia, que deve tal nome a seu formato.

Nenhum comentário:

postagens mais lidas

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails